Instalação de cerca elétrica. O que você precisa saber?
Existe alguma diferença entre os sistemas de cerca elétricas?
A resposta é SIM! Existe uma grande diversidade de sistemas de cerca eletrificadas.
Aqui abordaremos pontos de extrema importância para dimensionar corretamente o sistema. Conheça agora alguns pontos que devem ser observados na hora de contratar uma empresa para instalação de um sistema de cerca elétrica:
Dimensionando o Sistema
O início do dimensionamento de uma cerca elétrica começa sabendo o local da instalação e podem ser separados em:
- Cerca Elétrica Residencial;
- Cerca Elétrica Industrial;
- Cerca Elétrica para Condomínio;
O local de instalação vai influenciar diretamente na escolha do eletrificador, hastes, castanhas ou isoladores e bitola do fio de inox.
Cerca Elétrica Residencial
Os sistemas residenciais geralmente tem um comprimento linear menor e também menos exposição a fatores externos(animais, intempéries, etc). Encontrados em residências de pequeno e médio porte.
Segue recomendações:
– Hastes Galvanizadas de 4, 5 ou 6 isoladores;
– Fio de aço inox 0,7mm até 1,2mm;
– Isoladores de cerca elétrica comuns;
– Cabo de alta isolação 40KVCC;
– Central de choque de 12kva a 16kva;
– Haste de Aterramento de 1,2m a 2m;
No fim deste post tem recomendações de instalação importantes que devem ser seguidas para que seu sistema funcione perfeitamente.
Cerca Elétrica Industrial
Os sistemas Industriais geralmente tem um comprimento linear maior e possíveis intempéries (animais, intempéries, etc). Instalação em indústrias, data centers e áreas de grande perímetros.
Segue recomendações:
– Hastes Industrial de 6 isoladores ou mais de acordo com o ambiente;
– Fio de aço inox 1,2mm;
– Isoladores tipo castanhas e W;
– Cabo de alta isolação 50KVCC;
– Central de choque de 18kva a 22kva;
– Haste de Aterramento de 2m;
No fim deste post tem recomendações de instalação importantes que devem ser seguidas para que seu sistema funcione perfeitamente.
Cerca Elétrica para Condomínio
Os sistemas condominiais geralmente tem um comprimento linear de fiação intermediária se comparado com residências e indústrias. Possuem baixa exposição a intempéries.
Segue recomendações:
– Hastes Galvanizadas de 6 isoladores ou hastes industriais;
– Fio de aço inox 1,2mm;
– Isoladores comuns ou tipo castanhas e W;
– Cabo de alta isolação 50KVCC;
– Central de choque de 18kva a 22kva;
– Haste de Aterramento de 2m;
No fim deste post tem recomendações de instalação importantes que devem ser seguidas para que seu sistema funcione perfeitamente.
Mas é só isso?
Não. Existem recomendações importantíssimas que precisam ser seguidas a risca para que o seu sistema de cerca elétrica esteja 100%.
- O eletrificador, cabos ou a cerca eletrificada não devem ser instalados em locais onde prevaleçam condições extremas, tais como, presença de corrosivos, atmosfera explosiva (com presença de gases), líquidos inflamáveis, etc.
- O eletrificador deve ser instalado em um local ventilado.
- A fiação fixa para alimentação do equipamento 115-230 Vac deve possuir um interruptor de segurança ou dispositivo semelhante como, por exemplo, um disjuntor. Tal dispositivo deve permitir o desligamento da rede elétrica, sem a necessidade de se abrir o gabinete do equipamento, além de proteger a instalação contra eventuais curtos na entrada de alimentação.
- Antes de instalar o produto, é importante averiguar se o município ou o estado no qual se deseja instalar a cerca elétrica possui alguma lei específica que regulamente este tipo de instalação. Se existir, ela deve ser cumprida em sua totalidade.
- Vegetações ou objetos não devem tocar a fiação da cerca, respeitando uma distância de 15 cm dos fios.
- Nunca interligue mais de uma central a uma mesma cerca a ser eletrificada.
- Não instale o eletrificador próximo a outro aparelho eletroeletrônico (mínimo 3 metros).
- Não eletrificar arames farpados ou cortantes.
- Os condutores de alta tensão não devem ser instalados no mesmo conduíte/duto que o cabeamento da rede elétrica, cabos de sinais, áudio, vídeo e outros.
- Os condutores de alta tensão e fios da cerca elétrica de segurança não devem passar sobre linhas de energia elétrica aéreas e/ou linhas de comunicação.
- As placas de advertência devem ser de, pelo menos, 100 mm × 200 mm, ter o fundo amarelo e a seguinte inscrição em cor preta: CUIDADO: CERCA ELÉTRICA, conforme indicado no item BB.1 do anexo BB da norma ABNT NBR IEC 60335-2-76.
- Procure sempre um local mais úmido para fixação da haste de aterramento (barras cobreadas). As hastes devem ser superiores a 1,2 m, exceto quando associados a uma malha de aterramento. Atenção: NUNCA utilizar o neutro da rede elétrica como aterramento.
- O aterramento de cada central de cerca elétrica deve ser independente.
- Os dutos (subterrâneos ou sobrepostos) de passagem dos cabos de alta tensão devem ser individuais, um duto para o cabo de saída e outro para o cabo de retorno do choque.
Esperamos ter ajudado você gestor a compreender melhor todos os aspectos que precisam ser observados para a instalação do sistema de cerca elétrica.
Salientamos que nós da LSTeck Segurança Eletrônica trabalhamos com os melhores sistemas do mercado. Atuamos com instalação de sistema de cercas eletrificadas, dentre muitos outros serviços com equipe técnica qualificada, suporte técnico e garantia.
Para obter maiores informações sobre como conseguir levar o melhor serviço de instalação de controle de acesso em Porto Alegre ou na região metropolitana até a sua residência, empresa ou condomínio, ligue (51) 99514-0305 ou nos mande um Whatsapp. Siga a LSTeck no Facebook e no Instagram.
central de choque cerca elétrica eletrificador instalação de cerca elétrica manutenção de cerca elétrica